shape
shape

A Providência GAP

  • Home
  • A Providência GAP

A providência de GAP


Nossa história começa no século XVIII.

Imagine um mundo em que a injustiça e a miséria prevaleciam, mas um jovem, inspirado pelo Espírito Santo, viu além e decidiu agir. Esse jovem foi João Martinho Moye, um sacerdote diocesano nascido em Cutting, França, no dia 27 de janeiro de 1730. Ele viu a situação de sua época e teve a intuição de enviar jovens capazes de ir às aldeias, levando luz e esperança para as crianças abandonadas, especialmente para as meninas, para realizar esse projeto, ele buscou jovens dispostas a agir em nome da Providência, buscando a maior glória de Deus.

Em 14 de janeiro de 1762 ele enviou quatro jovens aos povoados, dentre elas Margarida Lecomte, que iniciaram um jeito novo de viver na simplicidade, na partilha, na presença junto das famílias e, sobretudo, na educação das meninas que eram menos favorecidas. À medida que foram vivendo junto do povo, o próprio povo lhes deu o nome: “Irmãs da Providência”.

Outras jovens foram se juntando a Margarida Lecomte e a semente da Providência foi se espalhando. Hoje ela se faz presente em quatro Continentes. João Martinho Moye morreu em Trèves, Alemanha, no dia 04 de maio de 1793, mas seu legado perdura até hoje.

Como no passado, a Providência do Pai se manifesta ao mundo de hoje através dos nossos gestos, atitudes, enfim nossa maneira de viver, de agir no meio onde estamos, somos, assim, sinais da Providência de Deus!

A Providência de Deus passa através de nós e se manifesta ao longo da história, o que precisamos é abrir nossos corações às inspirações do Espírito que sopra como e onde quer.